introdução

Inspirado no conto “A Preocupação de um Pai de Família”, de Franz Kafka, publicado originalmen-te no livro “Um Médico Rural” (1920), o  “EXPERIMENTO ODRADEK - Domicílio Incerto” busca nas imagens a possibilidade do encontro e da memória. "Odradek" não é definido e não se define; é descrito pelo autor como algo extra-ordinariamente móvel e que não se deixa cap-turar, uma criatura, ou um brinquedo, ou um pedaço de madeira pensante que sobrevive aos lares e aos humanos. Muda constantemente de lugar, seu domicílio é incerto. Não é possível dizer mais nada a seu respeito, apenas que ele produz inquietude àqueles que são conscientes de sua presença.

última atualização: 10.07.20 | atualizações às sextas-feiras

Partindo da experiência de dois cineastas que vivem em cidades diferentes, reclusos em seus lares em decorrência de um período de qua-rentena, “EXPERIMENTO ODRADEK - Domicílio Incerto” é uma instalação virtual sobre a afe-tação do isolamento e a iminência da memo-rabília como esquecimento. De São Paulo a Turim e de Turim a São Paulo, por meio de pa-lavras, fotografias e correspondências virtuais, as imagens funcionam como estímulos de uma autorreflexão fabulística, não preocupadas com uma definição, mas sim com o processo de sua evocação.

 

por Davi Mello e Deborah Perrotta

Turim, 07 de Julho de 2020
Um Filme em Dois Atos (2020)

"Caro Davi,

Desde a minha última carta, as coisas têm mudado muito por aqui. Eu quase não consigo crer que praticamente tudo voltou a ser como antes..."

Na sala de estar encontram-se as lembranças: os móveis que confirmam que o tempo passa, os quadros com paisagens jamais visitadas, os livros que imprimem aprendizados e as foto-grafias contadoras de suas próprias histórias.

© 2020 - Experimento Odradek - Domicílio Incerto é uma criação de Davi Mello e Deborah Perrotta.

Proibida a reprodução total e/ou parcial do conteúdo deste site.